Assa-Fada

O Assa-fada é o primeiro projeto da categoria Fairyweight (até 150g) realizado pela nossa equipe. Estreou em grande estilo em uma competição internacional, a Robogames 2018.

Possui uma estrutura de UHMW projetada e simulada utilizando o software Solidworks, material selecionado por possuir ótimas propriedades mecânicas alinhadas a um baixo peso específico. Essa estrutura foi usinada nos laboratórios do Departamento de Engenharia de Materiais do CEFET-MG pelo professor Paulo Roberto, auxiliando-nos com seu tempo e conhecimento.

O projeto de sua arma ativa foi algo nunca testado na equipe. Seu disco vertical foi acoplado diretamente na carcaça de um motor outrunner fornecido pela nossa patrocinadora Leopard, modelo phs 2205, através de interferência e parafusos, garantindo sua fixação. O disco é feito de alumínio e cortado a água pela Opcao Industrial, possuindo um parafuso na ponta, garantindo uma maior dureza ao dente e permitindo sua troca rápida.

Sua locomoção é composta por motores da nossa patrocinadora Pololu com redução de 30:1, apresentando ótima resistência e resultados na competição. O controle desses motores é realizado pela placa “Mini-Ares”, uma versão reduzida da “Ares”, a placa que controla nossos insetos.