O Astérion foi o primeiro robô da categoria lightweight (27.2 Kg) criado pela equipe Trincabotz do CEFET-MG. O projeto foi construído e planejado em 2016, baseado em diversos robôs da mesma categoria e em robôs de peso inferior, tais como: Cérbero, Orthus e Hunter. O projeto estreou no Winter Challenge XII, ganhando a sua primeira premiação (3º Lugar) e já recebeu mais de 5 premiações, algumas delas na competição Techfest, que acontece anualmente na Índia.

A estrutura do robô é constituída principalmente de alumínio aeronáutico por garantir uma proteção considerável ao projeto sem comprometer muito o peso do robô. As proteções frontais de HARDOX são muito mais resistentes e pesadas, por essa razão, são colocadas em uma área crítica do robô, pois é onde ocorre a maioria dos impactos durante o combate. Sua arma consiste em dois discos de aço com altíssima rotação.

O robô Astérion possui duas eletrônicas distintas, uma vez que possui arma ativa. Assim, uma eletrônica controla o motor da arma e a outra controla os motores da locomoção. No sistema da arma utiliza-se o motor brushless da Leopard LBP58110 alimentado com 25.2 V e para controlá-lo usa-se um ESC de 200 A da TrackStar. O robô é alimentado com uma bateria 6S de 6000 mAh. No sistema da locomoção usamos 2 motores escovado da Dewalt da série New Style também alimentados com 25.2 V e, para controlá-los, utiliza-se a placa de potência New Poseidon, projeto inteiramente desenvolvido pela equipe, capaz de entregar 100A continuos e 240A de pico, e alimentar motores escovados de até 26V.