Drumsday

O Drumsday é robô da categoria beetleweight (até 1,366 kg) que possui um eggbeater como sua arma ativa. É o reprojeto do antigo “Negresco”, que se tornou “Bátima” e agora “Drumsday.

Suas duas primeiras versões possuíam um drum como arma ativa, sendo a principal mudança do Drumsday a troca por um eggbeater. Isso não é nada mais que um tambor com o meio vazado, diminuindo a massa no centro e permitindo que mais peso seja adicionado às bordas. Seu tambor e dente são feitos de 1045, material fornecido pela ProAços, e seu dente é usinado juntamente com o tambor na Techmotion. A união do dente e do tambor é realizada através de dois cordões de solda, um na parte superior e um na parte inferior do dente.

Utiliza para girar sua arma o motor .10 da Rimfire, e em sua locomoção os motores “Premium Planetary GearMotor” da ServoCity, com saída de 730 rpm. Esse motor é amplamente utilizado na categoria beetleweight, apresentando um eixo resistente e uma redução muito bem construída.

Os suportes dos motores da locomoção foram impressos pela Triadimensio, projetados e construídos sob medida para melhor fixação. O suporte do motor da arma também é impresso pela Triadimensio, possibilitando uma alta precisão na confecção da peça, além de um baixo peso e baixo custo de fabricação.

O projeto possui, desde o início, uma estrutura lateral em uhmw. A mudança para esta versão foi a utilização de um monobloco (feita a partir de um único bloco), removendo a necessidade de elementos de fixação, aumentando a rigidez, resistência e diminuindo o peso do robô. A estrutura atual foi usinada no Departamento de Materiais pelo Professor Paulo Roberto, que sempre nos auxilia na usinagem de peças de maior complexidade.

Outra mudança do projeto original para esta versão é a inserção de um mancal de alumínio para suportar o eixo da arma, que antigamente era apoiado diretamente na lateral de UHMW. Isto permitiu uma maior liberdade na utilização de pezinhos, facilitando sua fixação no robô.