Nêmesis

Projetada em 2017, Nêmesis estreou em 2018 no WCXIV, como um tipico seguidor de linha ela deve seguir um determinado trajeto no menor tempo possível.

O projeto conta com quatro placas independentes no quais são o array com sete sensores, duas placas de sensores laterais cada uma com dois sensores e a placa de controle. As mesmas são combinadas formando a Nêmesis. Esse seguidor tem como diferencial a possibilidade de se usar quatro rodas com apenas dois motores e pelo os array’s de sensores serem independentes possibilita o ajuste de sua altura em relação a linha. Tanto a Ártemis quanto a Nêmesis contam com a possibilidade de usar quatro ou duas rodas.

A ideia principal É montar um seguidor de linha no qual utilizaria quatro rodas guiadas por dois motores. Além disso, a possibilidade de todos os array’s serem ajustáveis facilitando o reconhecimento completo da pista e das marcações. Assim como a Ártemis, o novo projeto da Nêmesis conta com a opção da utilizar quatro motores. No entanto, ambas as rodas seriam controladas por apenas um motor.

O projeto da nêmesis conta com quatro PCB independentes. A placa de controle foi desenvolvida de uma forma que tenha a possibilidade de acoplar outras placas para seu funcionamento por completo. A placa de sensores utilizada era constituída por 7 sensores espaçados com um jumper de onze vias no qual contava com uma alimentação de 5V fornecida pela placa de controle quando acoplada a mesma. E a placa dos sensores laterais que possibilita a identificação de marcações da pista também foram feitas de forma independentes e conta com 2 sensores e uma jumper de quatro vias para conexão com a placa de controle.