Asterion

O Astérion é um robô da categoria Lightweight (27,2 kg) foi construído no ano de 2016. Participou de várias competições nacionais e internacionais, dentre elas, destaca-se a Robogames nos EUA, e na Techfest Bombai na Índia, no qual levou o título como robô inovador no ano de 2018 e o terceiro lugar no ano de 2019.

O robô é do tipo vertical spinner apresentando dois discos de aço 4340 em seu conjunto de arma com rotação a 8000 RPM.

A estrutura apresenta uma parte frontal com o material de aço Hardox 450 de propriedades com alta resistência à abrasão e alta tenacidade, visto que esta região do robô é mais suscetível a impactos este conjunto estrutural oferece uma boa proteção.

Quanto ao restante da estrutura do robô, é composto por alumínio 7075 um material de alta dureza e resistência mecânica, conhecido também como alumínio aeronáutico.

O robô Astérion possui duas eletrônicas distintas uma vez que possui arma ativa. Assim, uma eletrônica controla o motor da arma e a outra controla os motores da locomoção. O robô é alimentado com uma bateria 6S de 6000 mAh. No sistema da locomoção usamos 2 motores escovado da Dewalt da série New Style também alimentados com 25.2 V e, para controlá-los, utiliza-se a placa de potência New Poseidon, projeto inteiramente desenvolvido pela equipe, capaz de entregar 100A contínuos e 240A de pico, e alimentar motores escovados de até 26V.