F18

O robô F-18, da categoria Featherweight (13,6kg), fez sua estreia no Winter Challenge XV, ele nasceu da necessidade de se ter um projeto com uma locomoção muito forte e uma excelente estrutura, capaz de suportar grandes impactos. Além disso, foi o primeiro robô da equipe projetado para ser full brushless, ou seja, um robô que utiliza motores brushless tanto na arma quanto na locomoção.  

O sistema de arma é contitudo por um disco com dois dentes separados movidos por um motor brusheless, Toro da SkyRC, capaz de girar a impressionates 50000 rpm, e entregar até 3000W de potência, fazendo com que após passar pelo sistema de redução, a arma gire a incríveis 15000 rpm É o robô com a arma mais rotativa dentro da equipe. Além disso, esse é o nosso primeiro robô que usamos alimentação independente, ou seja, uma bateria para o sistema de arma e outra para o sistema de locomoção. No sistema da arma, utiliza-se uma bateria 6S de 2200mAH. Para controlar a arma, utiliza-se um controlador da TrackStar de 150A.

A parte estrutural foi projetada para otimizar resistência a impactos e compactabilidade, feita principalmente de aluminio 7075 com frontais de aço Hardox 450 com alta resistência a abrasão e alta tenacidade.

No sistema da locomoção, utiliza-se dois motores NTM Propdrive 42-28 e dois controladores Hobbyking de 80A. Para alimentar o sistema da locomoção, utiliza-se duas baterias 3S associadas em série de 3000mAH cada. Além disso, utiliza-se um sistema de engrenagens com corrente para evitar impactos diretos nas reduções.

Competindo apenas uma vez até hoje o projeto se mostra como um dos mais promissores robôs da equipe Trincabotz por sua alta resistência e grande capacidade de infligir dano.