Orthus

O Orthus é um robô da categoria Hobbyweight (5,44kg) construído em 2015, na estreia, conquistou o 3°lugar no Winter Challenge além de conquistar o 1º lugar na Summer Challenge de 2018.

A estrutura do projeto consiste em materiais como alumínio 7075, titânio e aço 4340. A arma do tipo vertical spinner, foi modificada e feita com base em outros projetos da equipe. A frontal do Orthus é composta pelo material de titânio é o único da equipe com a frontal desse tipo de material.

O robô Orthus possui duas eletrônicas distintas visto que possui arma ativa. Assim, uma eletrônica controla o motor da arma e a outra controla os motores da locomoção. No sistema da arma utiliza-se um motor brushless da PropDrive 35-36 alimentado com 16.8 V e para controlar o motor utilizamos um ESC de 70 A da RedBrick. O robô é alimentado com uma bateria 4S de 3300 mAh. No sistema da locomoção usam-se 2 motores escovados Intergy 65T também alimentados com 16.8 V e, para controlá-los, usa-se a placa de potência Ladon, projeto desenvolvido inteiramente pela equipe, capaz de entregar até 30A contínuos e 100A de pico e alimentar motores escovados de até 26V.

Em 2020, Orthus teve um novo projeto na locomoção onde passará a ser de transmissão por correia dentada, de modo que essa mudança aconteceu pela ocorrência de várias experiências desagradáveis em competições anteriores. Por consequência dessa mudança a estrutura do robô sofreu modificações como o aumento da largura e diminuição do seu comprimento. Agora com o projeto otimizado, ele vai chegar ainda mais forte e conquistando assim mais pódios.