O robô F-18 nasceu da necessidade de se ter um projeto com uma locomoção muito forte e uma excelente estrutura, capaz de suportar grandes impactos. Além disso, foi o primeiro robô da equipe projetado para ser full brushless, ou seja, um robô que utiliza motores brushless tanto na arma quanto na locomoção. O sistema de arma é composto por um disco monobloco de aço 4340 que pesa mais do que 3 kg com dois dentes movido por correia estriada e um motor Toro da

SkyRC, capaz de girar a impressionantes 50000 rpm, e entregar até 3000W de potência, fazendo com que após passar pelo sistema de redução, a arma gire a incríveis 15000 rpm. É o robô com a arma mais rotativa dentro da equipe. Além disso, esse é o nosso primeiro robô que usamos alimentação independente, ou seja, uma bateria para o sistema de arma e outra para o sistema de locomoção. No sistema da arma, utiliza-se uma bateria 6S de 2200mAH. Para controlar a arma, utiliza-se um controlador da TrackStar de 150A.

No sistema da locomoção é utilizado transmissão por corrente para minimizar danos nos motores pelos impactos recebidos pelas rodas de borracha vulcanizada e é movido por dois motores NTM Propdrive 42-28 e dois controladores Hobbyking de 80A. Para alimentar o sistema da locomoção, utiliza-se duas baterias 3S associadas em série de 3000mAH cada.

A estrutura do F-18 é feita principalmente de Alumínio 7075 que é um material com uma ótima relação de massa/dureza/tenacidade, proporcionando uma estrutura compacta e muito resistente a todos os tipos de danos. Suas frontais contra rampa e drum são feitas de Hardox que é um material bastante resistente a desgaste e impacto, a torres/pesinho do F-18 são feitos de aço 4340 para evitar desgaste pelo atrito com o solo e por fim sua peça de sacrifício na traseira feita de UHMW que existe com o propósito de evitar posições estáveis e receber golpes sem impactar muito a estrutura perto dos motores.

Nas batalhas a equipe tenta tirar proveito da locomoção veloz e manobrabilidade do F-18 para conseguir evitar ataques, aumentar a agressividade e intensidade da luta e desferir golpes potentes com a arma poderosa do robô, cada golpe de sua arma pode ser decisivo na batalha e sua estrutura resistente com uma impressionante dispersão de energia pode receber diversos golpes sem sofrer danos significativos, o que torno projeto um robô de combate muito poderoso.