O Mercúrio compete na categoria Trekking, que consiste em um projeto que seja totalmente autônomo. Esse robô percorrerá um ambiente de 44×25 metros, totalmente aberto independente das condições climáticas, onde estão localizados três marcos definidos por chapas brancas metálicas que deverão ser identificadas na ordem definida. Cada robô terá três tomadas de tempo de no máximo 10 minutos cada, para completar o percurso. O projeto competiu pela primeira vez em

2019 no Winter Challenge XV, onde ele teve sua estreia e primeiros desafios que levaram a melhorar o projeto e mais futuramente uma nova estrutura mecânica mais refinada,  ela  atualmente consiste em uma base feita de UHMW, que comporta e protege a GPU Nvidia Jetson TX2 e os componentes eletrônicos. Esse material é facilmente moldável porém muito resistente a batidas, além de ser impermeável, já que normalmente as condições climáticas no local não são favoráveis.

A eletrônica é baseada na coleta de dados obtidos pelos sensores, que são processados em uma GPU Nvidia Jetson TX2, a Jetson é um sistema embarcado desenvolvido para veículos autônomos, os seus sensores são combinados para que funcionem em uma única e extensa programação, a fim de obtermos a fusão dos dados para que o projeto execute e alcance os marcos definidos.

Além disso para que o projeto tenha sido realizado foi fundamental o patrocínio da Nvidia, que nos disponibilizou a GPU Nvidia Jetson TX2 através de um artigo publicado por um de nossos membros no portal da Nvidia, onde foi o ganhador e recebemos a placa diretamente da Nvidia.