Orthus é um robô da categoria hobbyweight (12 Lbs ou 5,44kg). O projeto foi elaborado aproximadamente entre os anos de 2014/2015. Ao longo da sua trajetória, Orthus conquistou importantes vitórias, sendo uma delas logo na sua estreia em 2015, onde ficou em 3°lugar no Winter Challenge. Em 2020 Orthus sofreu uma reformulação da sua locomoção, passando a ser de transmissão por correia dentada, a transmissão por correia dentada proporcionaria um coeficiente de atrito alto, onde, 

ocasionaria uma redução da tensão nos motores, fazendo com que eles não perdessem mais os pinhões.  Por consequência dessa mudança, a estrutura do robô sofreu modificações, como o aumento da largura e diminuição do seu comprimento.

O seu sistema de arma é composto por dois discos de aço 4340, unidos por uma camisa também de aço juntamente com uma polia de alumínio. Esse sistema é muito utilizado dentro da equipe justamente pela proteção a que a polia e a correia são submetidas, pois, as mesmas ficam entre os dois discos da arma, tendo menos chances de ser danificadas pelo ataque de um robô adversário.

No sistema da locomoção é utilizado transmissão por correia dentada, visto que, a transmissão por correia dentada proporciona um coeficiente de atrito auto minimizando danos nos motores causados pela tensão. Tendo em vista os bons resultados obtidos pelo projeto F-18, onde o mesmo foi o primeiro projeto das categorias de peso acima de 5,4kg a ter os motores da sua locomoção brushless outrunner, foi escolhido para a transmissão do Orthus, a troca dos motores brushed por brushless outrunner, uma vez que, com a troca desses motores proporcionaria um maior rendimento para o projeto, tanto na questão de peso, quanto na sua velocidade.  Os motores escolhidos foram  o Popdrive v2 3536 1400kv.

A estrutura do Orthus é feita principalmente de Alumínio 7075 que é um material com uma ótima relação de dureza, tenacidade, entre outros. Proporcionando uma estrutura compacta e muito resistente a todos os tipos de danos. Suas frontais são feitas de titânio que é um material bastante resistente, tensas e leve. É o único projeto da equipe que utiliza esse material nas suas frontais.

Orthus possui duas eletrônicas distintas visto que possui arma ativa. Assim, uma eletrônica controla o motor da arma e a outra controla os motores da locomoção. No sistema da arma utiliza-se um motor brushless da PropDrive 35-36 alimentado com 16.8 V e para controlar os motores utilizamos um ESC de 70 A da RedBrick. O robô é alimentado com uma bateria 4S de 3300 mAh. No sistema da locomoção usa-se 2 brushless outrunner motores também alimentados com 16.8 V.