Ártemis

Seguidores de Linha são robôs autônomos capazes de percorrer um trajeto definido.O Seguidor Ártemis foi projetado para as competições de Seguidor de Linha,que têm como objetivo percorrer no menor tempo possível um trajeto branco desenhado em uma plataforma negra, que além de linhas retas, podem apresentar curvas fechadas, cruzamentos, zigue-zague e até curvas de 90º.

Ártemis1

Seguidor de linha – Ártemis

Criado no começo de 2016, Ártemis foi projetado com o intuito de percorrer o trajeto de maneira ágil e rápida com alguns aperfeiçoamentos de hardware e software em relação ao último projeto para melhorias na modelagem da pista.

Para tanto, o robô conta com fotosensores sensíveis ao infravermelho que leem a pista e enviam dados a um microcontrolador de 32 bits, que por fim acionam os motores de acordo com os valores lidos pelos sensores.  Além da programação base, é implementado o método de controle PID (proportional – integral – derivative controller) e a sintonia do mesmo,no qual é amplamente utilizado na indústria para controle dos mais diversos processos.

Além de toda a parte de hardware e controle, é fundamental a preocupação com as dimensões mecânicas do robô para que estes garantam uma melhor resposta do sistema de controle. No seguidor é possível ajustar o  distanciamento entre sensores e motores.